Pesquisador analisa efeitos da crise Irã-Israel sobre reunião do BRICS
- publicabcp
- 1 de jul.
- 1 min de leitura

No mais recente episódio do Pod Mundo & Política, José Augusto Zague analisa os impactos do conflito entre Irã e Israel e seus possíveis efeitos sobre o grupo BRICS. Ele é pesquisador de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e integrante do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES - Unesp).
O episódio aborda os desdobramentos dos ataques israelenses às instalações nucleares iranianas e as respostas militares subsequentes por parte do Irã, além das repercussões geopolíticas imediatas no Oriente Médio.
Zague explica que, apesar do BRICS não ser um bloco de defesa coletiva como a OTAN, a crise pode intensificar a cooperação política e militar entre seus membros, particularmente em um cenário em que o Irã, recentemente admitido ao grupo, mantém estreitos laços com Rússia e China.
Zague destaca também que o conflito evidencia a polarização crescente entre o bloco ocidental liderado pelos Estados Unidos, que apoia Israel, e o bloco emergente liderado pela China, que inclui países do BRICS próximos ao Irã.
Escute o episódio completo no site da Unesp.