Podcast ConsCiência Política explora o trabalho de burocratas de nível de rua no SUAS
- publicabcp
- 25 de ago.
- 1 min de leitura

No 34º episódio do podcast ConsCiência Política, da Revista Brasileira de Ciência Política, Rebecca Abers conversa com Marcos Arcanjo de Assis (Fundação João Pinheiro/UFMG) sobre os dilemas da atuação dos burocratas de nível de rua no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A partir do artigo publicado no nº 44 da RBCP, "O que influencia a atuação de burocratas de nível de rua do Sistema Único de Assistência Social?", o episódio explora a realidade dos profissionais que implementam o Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) em Belo Horizonte.
Com base em um trabalho de campo intensivo, Assis mostra que as decisões desses técnicos são fortemente moldadas pelas características dos usuários (como motivação e capacidade de mudança) mais do que por fatores organizacionais ou perfis individuais das servidoras.
A conversa explora como, mesmo em um contexto de diretrizes claras, as servidoras exercem discricionariedade e flexibilidade na condução dos casos, utilizando categorias como "usuários resistentes" e "usuários organizados" para ajustar suas estratégias de atendimento.
A entrevista oferece uma reflexão sobre a implementação de políticas públicas voltadas para populações em situação de vulnerabilidade e o papel ativo das servidoras na tradução concreta dessas políticas na ponta.
O episódio está disponível no Spotify.








