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Democracia e juventudes: reflexões sobre engajamento político na América Latina

  • Foto do escritor: publicabcp
    publicabcp
  • 11 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de fev.



O dossiê Juventudes Latino-americanas: participação política, pandemia e cenários futuros, organizado por Olivia Cristina Perez (UFPI), Daniel Arias Vazquez (UNIFESP) e Melina Vázquez (UBA), reúne uma série de artigos que exploram a participação política das juventudes em diversos contextos da América Latina. Publicado pela Revista Estudos de Sociologia (UNESP), o dossiê parte do pressuposto de que as juventudes exercem um protagonismo fundamental nos regimes democráticos atuais, mesmo em face de narrativas que apontam seu desinteresse político.


O dossiê foi concebido com o objetivo de reunir análises que evidenciam o papel das juventudes na construção de uma democracia mais inclusiva. Ele aborda diferentes formas de participação política juvenil, que vão desde as eleições e protestos até a atuação em coletivos. Os trabalhos destacam tanto as contribuições de juventudes progressistas quanto conservadoras, abrangendo questões como a pandemia, reformas educacionais e as transformações políticas contemporâneas. Além disso, o dossiê busca ser um marco nos estudos sobre a participação política juvenil na América Latina, promovendo a interdisciplinaridade e o diálogo entre diversas perspectivas​​.


Entre os artigos destacados no dossiê, o estudo de Olivia Cristina Perez, intitulado A importância das diversidades nas análises sobre juventudes e participação política, examina como fatores como raça, gênero, classe e orientação sexual influenciam o engajamento político das juventudes. A autora ressalta que a diversidade dentro dos grupos juvenis é essencial para compreender suas formas de participação, que variam de protestos a eleições e ações coletivas. 


Por outro lado, o artigo de Marcos Aurélio Freire da Silva Júnior e coautores, Juventudes, protestos e ação coletiva: uma análise dos eventos de protestos recentes no Brasil, investiga as mobilizações realizadas entre 2022 e 2024, destacando a predominância de protestos no Sudeste do Brasil e a relevância de pautas educacionais. Já o trabalho de Rodolfo Soares Moimaz e André da Rocha Santos, Sociologia e projeto de vida como expressões de contradições: disputas sobre os currículos, concepções de escola e juventudes, aborda as disputas educacionais no estado de São Paulo, enfatizando a influência de reformas neoliberais e os desafios enfrentados pelas disciplinas de ciências humanas​​.


O dossiê também apresenta uma entrevista com Maria da Glória Gohn, referência nos estudos sobre juventude e movimentos sociais no Brasil. Durante a conversa, realizada pelos organizadores do volume, Gohn discute a juventude como uma construção social influenciada por fatores históricos e culturais. Ela explora como os jovens têm desempenhado papéis cruciais na luta por uma democracia mais inclusiva, especialmente em momentos de crise, como durante a pandemia e em meio às mudanças no sistema educacional brasileiro. Além disso, Gohn enfatiza a importância da autonomia juvenil e do engajamento ativo em movimentos sociais e ações coletivas. A entrevista encerra o dossiê, conectando os temas abordados pelos artigos​​.


O dossiê reúne análises que iluminam a diversidade de experiências políticas das juventudes na América Latina, destacando seu papel nas transformações sociais recentes. Ao articular perspectivas acadêmicas e reflexões práticas, ele contribui para a compreensão dos desafios e das oportunidades de engajamento político em diferentes contextos. 


Perfil dos Organizadores


Olivia Cristina Perez é professora adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI) vinculada aos cursos de bacharelado e mestrado em Ciência Política e ao programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Políticas Públicas. Doutora em Ciência Política (2010) e mestre em Sociologia (2006) pela USP.


Daniel Arias Vazquez é professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Administração Pública (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Economia Social e do Trabalho (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Melina Vázquez possui doutorado em Ciências Sociais na Universidade de Buenos Aires (UBA), e pós-doutorado em pesquisa sobre infância e juventude (CLACSO). Co-coordena o Grupo de Estudos em Políticas e Juventudes no Instituto de Pesquisas Gino Germani (UBA) e o Grupo de Trabalho Infâncias e Juventudes da CLACSO. É professora de Sociologia na UBA.


FICHA TÉCNICA

Título: Juventudes Latino-americanas: participação política, pandemia e cenários futuros

Autores: Olivia Cristina Perez, Daniel Arias Vazquez e Melina Vázquez

Ano de Lançamento: 2024


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