Opinião pública em transformação: análise de duas décadas de turbulência nas democracias latino-americanas
- publicabcp
- 3 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

O livro Public Opinion and Turmoil in Latin American Democracies, organizado por Helcimara Telles (UFMG) e Joscimar Silva (UnB), examina como a turbulência política e a desconfiança nas instituições democráticas influenciaram a opinião pública e o comportamento político em 18 países da América Latina nas duas primeiras décadas do século XXI.
Nesse período, democracias ainda em consolidação enfrentaram instabilidade persistente, marcada por protestos, desconfiança institucional e mudanças no ambiente informacional.
A obra utiliza diferentes fontes de dados de opinião pública, incluindo surveys, mídias digitais e tradicionais, e grupos focais. Composta por 13 capítulos escritos por pesquisadores de diversos países latino-americanos, todos membros da Rede de Pesquisa em Comunicação Política e Comportamento Eleitoral (LATICOM/ALACIP), a coletânea busca compreender de que forma transformações sociais e políticas têm reconfigurado os cenários políticos da região.
Os capítulos discutem desafios que marcaram o período, como o crescimento da desconfiança nas instituições representativas e no Judiciário, o aumento dos protestos antissistema, o surgimento de grupos de extrema direita e a eleição de outsiders, líderes populistas e figuras políticas digitais.
O livro também apresenta mudanças nas formas de acesso à informação, destacando a redução da confiança nos canais corporativos e o aumento da dependência das redes sociais, acompanhados do crescimento do negacionismo científico e do apoio às Forças Armadas e a grupos religiosos.
Esses processos foram acompanhados por reconfigurações no ecossistema político e informacional latino-americano. A ascensão de novas forças de direita e de esquerda, bem como a proliferação de lideranças populistas de diferentes orientações ideológicas, fortaleceu as redes sociais digitais como fonte central de informação política e de desinformação.
Como consequência, campanhas eleitorais se tornaram mais polarizadas, mais radicalizadas e mais permeadas por mensagens falsas.
O livro também identifica mudanças importantes no perfil do eleitorado da região, que passou a se mostrar mais independente em relação aos partidos, menos jovem, mais religioso e com maior presença de mulheres.
Essas transformações ajudam a explicar como as alterações na opinião pública e no comportamento político contribuíram para aprofundar a crise democrática observada em diversos países latino-americanos no período analisado.
Em resumo:
|
|---|
Sobre os organizadores:
Helcimara Telles é professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Comportamento Eleitoral (LATICOM), vinculado à Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (ABRAPEL) e já foi diretora da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).
Joscimar Souza Silva é professor adjunto do Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB). Ocupa o cargo de diretor financeiro da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (ABRAPEL), colabora com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e cocoordena a Rede de Pesquisa em Comunicação Política e Comportamento Eleitoral na América Latina (Grupo LATICOM), da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP).

FICHA TÉCNICA
Título: Public Opinion and Turmoil in Latin American Democracies
Organizadores: Helcimara Telles e Joscimar Silva
Editora: Springer Cham
ISBN: 978-3-031-83105-8
Ano de Publicação: 2025
Disponível em: Springer








