Pesquisadores estudam o uso do TikTok na política brasileira
- publicabcp
- 30 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mai. de 2024

O artigo "Estratégias de uso do TikTok por políticos brasileiros", de autoria de Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano, explora como os políticos no Brasil utilizam o TikTok para engajar com o público. O estudo, publicado no ano passado, analisou 23 mil vídeos de 265 perfis políticos, selecionando amostra de 378 publicações para detalhar o uso de recursos de linguagem e funcionalidades da plataforma.
As hipóteses que pautaram a análise de amostras foram as de que os políticos tendem a não incorporar recursos e formatos populares do TikTok, e que tendem a não utilizar uma linguagem lúdica com referências ao universo do entretenimento.
Contrariando as expectativas iniciais, o estudo descobriu que a maioria dos políticos adota recursos populares do TikTok, como efeitos visuais e filtros, em seus vídeos. De fato, 57,4% dos vídeos analisados fazem uso desses recursos visuais e técnicas de edição que são características marcantes da plataforma, mas por outro lado, 65% dos vídeos analisados não apresentam elementos de entretenimento ou ludicidade, focando-se em mensagens mais diretas e sérias.
A pesquisa também destacou diferenças nas estratégias de engajamento entre políticos de direita e de esquerda. Perfis à direita valorizam a interação por meio de curtidas e visualizações, que dependem em grande parte do sistema de recomendações da plataforma. Dessa forma, políticos de direita utilizam estratégias que priorizam o alcance de seus conteúdos, investindo em uma linguagem que amplie sua base.
Os perfis alinhados à esquerda tendem a investir mais na interação através de comentários e compartilhamentos. Essas interações possuem uma mecânica de engajamento mais segmentada, típica da militância e de apoiadores mais próximos. Assim, a esquerda investe mais fortemente em suas próprias bolhas.
Quanto ao conteúdo dos vídeos, o artigo aponta que postagens de difamação e ataque a outros políticos tendem a receber um alto número de comentários. Os conteúdos apolíticos, como as trends de dança, geram mais visualizações e curtidas.
Segundo o artigo, o TikTok possui mais de um bilhão de usuários ativos no mundo. A plataforma vem sendo utilizada por políticos interessados em conquistar o público jovem e influenciar na formação política e ideológica da juventude.
Perfil dos Autores
Viktor Chagas é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). É membro associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Foi bolsista de Pós-Doutorado Junior (CNPq) em Comunicação e Cultura pela UFBA. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV), dedica-se a investigações na área da Comunicação Política, em especial na interface entre Internet e Culturas Políticas, Economia Política da Informação, e Jornalismo e Política.
Luiza de Mello Stefano é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF (2019); jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
FICHA TÉCNICA
Título: Estratégias de uso do TikTok por políticos brasileiros
Autores: Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano
Ano de publicação: 2023
Onde ler: SciELO Brasil - Revista de Sociologia e Política, Volume 31