top of page

A política externa brasileira no contexto do G20, dos BRICS e da COP30

  • Foto do escritor: publicabcp
    publicabcp
  • há 14 minutos
  • 3 min de leitura
Palácio do Itamaraty, em Brasília
Palácio do Itamaraty, em Brasília

O livro Protagonismo em tempos de instabilidade: a política externa no contexto do G20, Cúpula dos BRICS e COP30, organizado por Bruna Muriel, Bruno F. Alcebino, Gilberto M. A. Rodrigues e Olympio Barbanti Jr. (Universidade Federal do ABC – UFABC), reúne análises produzidas no âmbito do Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB)


A obra examina a atuação da política externa brasileira em 2024, um período marcado por instabilidade geopolítica, conflitos internacionais, desafios climáticos e transformações na ordem global.


O livro destaca o papel do Brasil em fóruns multilaterais estratégicos, como o G20, os BRICS e o processo de preparação da COP30, situando essas iniciativas em um cenário internacional caracterizado por crescente fragmentação.


O objetivo do livro é analisar os principais eixos da política externa brasileira no período recente, considerando tanto as iniciativas multilaterais quanto os desafios estruturais enfrentados pelo país no plano internacional. 


Nesse sentido, são abordados temas como multilateralismo, sustentabilidade, transição energética, direitos humanos, segurança internacional e relações Sul-Sul, a partir de diferentes recortes temáticos que permitem observar continuidades, limites e estratégias da atuação brasileira.


A obra adota uma abordagem qualitativa e analítica. As análises são produzidas por docentes, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação da UFABC, organizadas em dez capítulos temáticos que exploram distintas dimensões da política externa brasileira, a partir de recortes empíricos e analíticos específicos.


Os capítulos combinam análise documental, exame de políticas públicas, dados institucionais e acompanhamento de eventos diplomáticos e multilaterais relevantes.


Os capítulos indicam que a política externa brasileira tem buscado retomar um perfil de maior protagonismo internacional não apenas como resposta à instabilidade do sistema internacional, mas também como estratégia de reposicionamento do país em arenas multilaterais. Esse movimento se expressa especialmente na presidência do G20, na ampliação dos BRICS e na preparação para sediar a COP30, iniciativas que conferem centralidade à agenda climática e à transição energética no discurso e na prática diplomática brasileira.


Também são discutidos o fortalecimento do diálogo com países do Sul Global, a retomada das relações com o continente africano e iniciativas voltadas ao combate à fome e à pobreza


Além disso, o livro aborda questões relacionadas à segurança internacional, à cobertura da imprensa sobre a política externa e aos desafios enfrentados na promoção dos direitos humanos.


Ao tratar a política externa simultaneamente como objeto de análise acadêmica e como política pública, o livro contribui para a reflexão sobre o papel do Brasil em um contexto de transformações na ordem global, destacando limites, possibilidades e estratégias da ação diplomática brasileira no período recente.

Em resumo:

  • Analisa a política externa brasileira em 2024, em um contexto de instabilidade geopolítica, conflitos internacionais e desafios climáticos.


  • Examina a atuação do Brasil em fóruns multilaterais estratégicos, com destaque para o G20, os BRICS e o processo de preparação da COP30.


  • Discute eixos como multilateralismo, sustentabilidade, transição energética, direitos humanos e relações Sul-Sul.


  • Aponta a retomada do protagonismo internacional brasileiro como estratégia de reposicionamento em arenas multilaterais.


Sobre os organizadores:

Bruna Muriel é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP) e professora de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua como pesquisadora no Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB).


Bruno F. Alcebino é graduado em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador vinculado ao Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB), com atuação em pesquisas sobre política externa brasileira.


Gilberto M. A. Rodrigues é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), com pesquisas nas áreas de política externa brasileira, governança global e relações internacionais.


Olympio Barbanti Jr. é doutor em Social Policy and Administration pela London School of Economics (LSE) e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), com atuação acadêmica voltada à governança global, desenvolvimento sustentável e política internacional.



FICHA TÉCNICA

Título: Protagonismo em tempos de instabilidade: a política externa no contexto do G20, Cúpula dos BRICS e COP30

Organizadores: Bruna Muriel; Bruno F. Alcebino; Gilberto M. A. Rodrigues; Olympio Barbanti Jr.

Editora: Editora Telha

ISBN: 978-65-5412-739-4

Ano de Publicação: 2025

Disponível em: Editora Telha




Em Destaque

Newsletter

Associado:

Icone rodapé - avião Preto.png

Assine nossa newsletter

  Sua Inscriçãa foi realizada com sucesso!  

Siga nossas redes sociais:

© 2023 por ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política, All rights reserved.

bottom of page