No podcast da UNESP, Paulo Watanabe analisa ascensão da extrema direita no Japão
- publicabcp
- 12 de ago.
- 1 min de leitura

No mais recente episódio do Pod Mundo & Política, o pesquisador Paulo Daniel Watanabe, pós-graduado em Relações Internacionais do Programa de Pós-graduação San Thiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), oferece uma análise detalhada sobre o crescimento do Sanseito, partido de extrema direita que obteve um salto de uma para quinze cadeiras na câmara alta do Parlamento japonês.
Watanabe explica como o Sanseito — liderado por Sohei Kamiya, conhecido como o "Trump japonês" — consolidou-se como um novo polo de poder no cenário político do Japão, tradicionalmente marcado pela hegemonia do Partido Liberal Democrático (PLD).
Surgido a partir de canais no YouTube durante a pandemia, o partido se notabilizou por um discurso nacionalista, xenofóbico e populista, com forte presença nas redes sociais e críticas à imigração, às vacinas e à estabilidade da ordem política vigente.
A análise também aborda a proposta do partido de remilitarização do Japão e revisão constitucional, bem como suas possíveis implicações para as relações exteriores do país e o futuro da democracia japonesa.
O episódio completo está disponível no site do podcast UNESP.








